Pular para o conteúdo principal

Descobertas da Semana #1


Saudações escapistas do meu Brasil!
Uma semana acaba sendo muito tempo para alguém viciado em conteúdo de entretenimento, não é? A gente tenta - e falha lindamente - colocar as séries e a leitura em dia, ir assistir nos cinemas a estreia daquele filminho tão esperado e encontrar uma banda bem legal na internet para ouvir enquanto procrastinamos. Pensando nisso, resolvi criar essa série para postar aqui, não necessariamente semanalmente, pequenas indicações em cada seguimento do blog - séries, livros, música e filmes - do que eu for descobrindo por esse mundão aí à fora. Brace yourselves, post grande à frente.


Série
Bojack the Horseman - Netflix

Considerando a quantidade de memes e citações que circulam sobre essa série na internet, o fato de que eu finalmente criei vergonha e assisti não exatamente classifica como uma descoberta, não é mesmo? No entanto, precisamos falar sobre BoJack. Precisamos. Sério. Muito.

Criada pelo novato Raphael Bob-Waksberg, BoJack the Horseman é uma animação de comédia da Netflix que retrata a vida de um astro americano em decadência. Com a proposta de ser uma animação para adultos, a série que brinca com os bastidores do estilo de vida das celebridades, é na verdade, bem mais do que isso.  

Embora a ideia de "animação para adultos" não seja lá um conceito tão novo, Bojack the Horseman realmente traz a sensação de maturidade ao estilo. Seja no seu humor ácido, que pula de um lado para o outro lá em cima da linha onde o ofensivo e o politicamente correto se encontram ou na forma como a série usa os seus personagens híbridos de humanos e animais para criticar a sociedade, ilustrando e ironizando os lapsos da humanidade através dos bichos.

O roteiro passa firmeza. Embora norteado pela comédia, o seriado não é preguiçoso e recusa-se a ser refém do seu gênero, sabendo de forma refinada levar o assunto a sério quando se pede e carregando de forma corajosa o peso da própria proposta. Coisa rara hoje em dia

BoJack the Horseman possui três temporadas de 12 episódios cada e como se isso não gritasse "Maratona" alto o suficiente, a animação é muito imersiva e possui arcos seriais. Seria muito injusto dar uma nota menor do que 4 gaiolas. 

Ps: Não que eu tenha nada contra dublagem, mas, no áudio original o personagem Todd é dublado por Aaron Paul. 

Confira o trailer da série:


Livros
Error 404 - Não encontrado

Não li nada essa semana. Carinha triste. Eu adoraria vir aqui e por a culpa na semana de provas, coitada, que se aproxima tão sorrateiramente. Mas a verdade é bem mais triste: eu estou com preguiça de ler.
Na verdade, a falha não é só dessa semana: li pouquíssimo o ano inteiro. De janeiro até novembro, eu vergonhosamente, li um total de três livros. Tenho uma pilha gigante de não lidos na minha mesa, que só não é maior do que a minha tristeza em dizer isso.
No entanto, Dezembro se aproxima e com ele a minha maratona anual de Harry Potter. Reler a minha infância sempre fez bem à minha vida de leitor. #AgoraVai.

Música
Forever Still - Tied Down

Ultimamente, eu estou super dependente das indicações do Spotify. Quando o aplicativo me indica uma banda, eu já nem questiono. Seu algoritmo conhece o meu gosto musical muito bem. E mesmo que isso desobedeça a máxima do mundo do Heavy Metal, que diz que para se encontrar um metal precioso é necessário garimpar, algumas jóias tem cruzado o meu caminho.

É o caso da dinamarquesa, Forever Still. Uma banda que embora seja montada nos padrões já bastante utilizados por pesos pesados como o Evanescence, abriga uma certa ousadia no seu som carregado por sintetizadores. 

Criada em 2013, Forever Still possui três EP'S de curta circulação lançados, sendo Tied Down o álbum de estreia do grupo. O disco embora arrojado, é confortável. O Metal Alternativo da banda é tudo o que poderia ser: com guitarras ágeis e bateria pontual, não sendo nada além disso e ficando na zona de conforto de muitas bandas.  

No entanto, tem algo muito bom na forma crua como a banda cresce com o seu peso ao decorrer do debut, sem necessariamente exagerar na dose. O som é cru, embora melódico. Refinado, embora trate de uma sonoridade saturada. Algo nessa contradição realmente lembra o conceito apresentado no álbum, de algo preso,tentando se soltar. Há uma sonoridade muito boa a ser explorada aqui. 

Entretanto, é com a vocalista Maja Schonning que a banda encontra o seu diferencial. Maja tem uma extensão vocal um tanto difícil de classificar. A vocalista consegue ser versátil, quando não ousada, como poucas conseguem. De voz doce, berra quando a música pede, sussurra quando bem entende. Impedindo de forma performática que as músicas da banda caiam na monotonia, por isso, a Forever Still leva três gaiolas.

Confira:


Filmes
Animais Fantásticos e Onde Habitam


Essa semana eu voltarei à minha infância assistindo Animais Fantásticos e Onde Habitam, assim que conseguir ir ao cinema.  A crítica sairá aqui no Gaiola do Escapista muito em breve, prometo. Se você veio do futuro, clique aqui para ler. E se você veio do presente: Eu sei que listar um filme aqui e postar a crítica depois é roubar, mas é melhor roubar com um post novo, não é? 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Animais Fantásticos e Onde Habitam - Crítica

Saudações escapistas do meu Brasil! Para mim, ficar sem Harry Potter foi um golpe muito difícil. Como toda boa criança dos anos 2000, eu cresci lendo e assistindo à saga. Parece até que foi ontem que acompanhei a estreia televisiva de Pedra Filosofal no SBT, quando tinha 11 anos e acreditei piamente que a coincidência da minha idade com a de Harry significava que eu também era um bruxo. Hoje, adulto, eu tinha certeza que voltaria a ter 11 anos e ver magia em tudo no novo Spin-off baseado no mundo de Harry Potter, Animais Fantásticos e Onde Habitam. Nem precisava, visto que JK Rowling tem a plena consciência de que o seu público cresceu e mostra isso em sua nova obra.  Sinopse: Newt Scamander (Eddie Redmayne) é  um excêntrico magizoologista que  chega à cidade de Nova York levando com muito zelo uma maleta onde ele carrega animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens e estudos. Em meio a comunidade bruxa norte-americana, que teme muito ...

Doutor Estranho - Crítica

Saudações escapistas do meu Brasil! Já se passaram oito anos desde que a Marvel renasceu das cinzas, dando vida a franquia cinematográfica mais lucrativa que qualquer adaptação de best-seller. Foi um longo caminho do primeiro Homem de Ferro até Doutor Estranho, mas a editora deixa claro que, embora já tenha mostrado muito nas telas, não teme a eminente saturação e ainda tem alguns trunfos na manga. Sinopse: Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) leva uma vida bem sucedida como neurocirurgião. As coisas mudam completamente quando sofre um acidente de carro e fica com as mãos debilitadas. Devido a falhas da medicina tradicional, ele parte para um lugar inesperado em busca de cura e esperança, e encontra um misterioso enclave chamado Kamar-Taj, localizado em Katmandu. Lá descobre que o local não é apenas um centro medicinal, mas também a linha de frente contra forças malignas místicas que desejam destruir a realidade. Ele passa a treinar e adquire poderes mágicos, mas precisa deci...

Crítica: Sherlock - The Abominable Bride

Em uma sacada que deveria ser reincidente, a BBC massageia o dolorido coração do fandom de Sherlock Holmes com um especial de natal para zerar (ou recomeçar) a contagem regressiva até a nova temporada, prometida para 2017. Porém aqueles que esperavam apenas um filler descompromissado, podem se surpreender.  Passando-se na mesma época que a série literária, a adaptação da vez é o caso da Abominable Bride (Noiva Abominável, em tradução livre) onde mais uma vez, Sherlock confronta um caso potencialmente sobrenatural, desmascarando uma farsa que encobria um assassinato verdadeiro.  O primeiro desafio - e proposta - do episódio seria levar o detetive a sua época de origem. Ora, que Steven Moffat e Martin Gatiss tenham conseguido com destreza trazer o universo de Sherlock Holmes para o mundo moderno é um fato notório que assusta o público ao primeiro contato com o seriado da BBC: As publicações do John em jornais viram um blog, os recados do detetive, enviados através d...