Pular para o conteúdo principal

Dia mundial do Rock - 05 bandas primordiais para o estilo




EU ESTOU VIVO!
Saudações escapistas do meu Brasil. Estou de volta após um longo período no qual, infelizmente, trabalho e faculdade levaram o melhor de mim. Foram dias escuros nos quais ideias para posts nasciam e morriam na escuridão, sem ser escritas. BUT NOT ANYMORE! Dias melhores chegaram e esses dias se chamam FÉRIAS. O mês de julho está aqui e vocês podem esperar cada vez mais postagens nesse blog... ou não, considerando a quantidade de séries atrasadas que eu consegui acumular em minha grade.

O que importa é que hoje é dia de post novo, bebê. E que dia eu escolhi para voltar, hein?

No dia 13 de julho é comemorado o dia mundial do rock. A data foi escolhida após dois grandes shows que aconteceram nesse dia, nos EUA e no Reino Unido. O projeto, de 1985, visava arrecadar fundos para a caridade em países africanos e contava com atrações de peso como Elton John, The Who, Dire Straits, Sting, Bob Dylan, Rolling Stones e até uma volta improvisada do Led Zepellin. Os concertos arrecadaram a bagatela de 283.6 milhões de dólares e, transmitidos para o mundo inteiro, espalharam música e caridade, o que fez com que até aqueles que viviam embaixo de uma pedra conhecessem os problemas pelos quais os africanos passavam, bem como, o bom e velho Rock n' Roll.

Mas nem todo mundo tem a sorte de conhecer o Rock ouvindo Stairway to Heaven enquanto faz caridade, não é mesmo? Eu, por exemplo, me apaixonei pelo estilo aos 12 anos, quando ouvi - e alucinei - os primeiros acordes de Back in Black, do AC/DC. Nunca uma música tinha me feito sentir daquela maneira. Tinha energia, poesia e me fazia sentir parte de algo maior do que eu. Isso soou tão membro de culto que me assustei agora, mas é verdade.

Após ouvir aquela música, eu quis saber tudo o que podia sobre banda, integrantes e suas músicas e, logo, comecei a buscar conjuntos parecidos na internet. Ouvia qualquer coisa que encontrava, meus fones, junto ao discman (sdds) eram meus amigos inseparáveis. A internet me ajudou muito nisso e Rock era tudo o que eu ouvia. Passei pela fase Clássica, Hard, Nacional e até Glam. Era um eclético de um estilo só. Não demorou muito e tudo o que eu queria fazer era aprender a tocar guitarra (ainda é, na verdade). Aquela variedade de estilos e sonoridades me surpreendeu e inspirou muito na época e ainda hoje, 11 anos depois, surpreende e inspira.

Por isso, decidi listar aqui 05 bandas que foram primordiais para causar essa boa impressão que tive do Rock. Mas antes queria dizer que a lista é baseada apenas no gosto pessoal de um pré-adolescente de 12 anos. Nela, estão as bandas que me influenciaram. Se alguma banda não faz parte dela, longe de mim ignorar sua importância, ok? ;)


5 - Charlie Brown Jr
O quinto lugar foi o único que me deu alguma dificuldade de classificar nessa lista, então acho já começamos bem. Fiquei na dúvida entre Charlie Brown Jr e Barão Vermelho. Mas por mais que hoje eu prefira a banda do Cazuza, nem sempre foi assim.
Charlie Brown representou a minha fase rebelde, se é que eu tive alguma. Aquela parte da adolescência onde sentir raiva do governo, dos amigos, da escola, dos pais, do mundo inteiro, é só mais um dos muitos sentimentos com os quais você lida diariamente. E a banda possui muitas músicas que falam sobre o sentimento de revolta, então, acima de tudo, eu não passava por aquilo tudo sozinho. Por isso, eu era MUITO fanboy do grupo. Lembro que eu participava de TODAS as suas comunidades do orkut. Sendo eu mesmo dono de uma, a "Se estiver do meu lado pode crer que é boa gente" com incríveis 27 membros.
Perdida nas letras da banda estão muitos acontecimentos da minha adolescência. Ao ouvir um álbum do grupo para me inspirar enquanto escrevo essa parte da postagem, senti uma nostalgia gigante e a emoção é inevitável. A mistura de Rap, Rock e Reggae tão característica da banda, tem uma riqueza musical muito grande, embora hoje em dia não seja mais do meu agrado.

4 - Guns n' Roses
Por muito tempo, durante a minha adolescência, o Guns N' Roses foi a minha banda faaaaavorita (@opsteph). Sim, eu tentei aprender a introdução de Sweet Child of mine no violão. Sim, eu assobiava junto com o Axl em Patience. Sim, eu cantava "Ueca tudo diango". E sim, eu achava que o Slash era o melhor guitarrista do mundo.
É engraçado pensar no Guns N' Roses como uma grande influência para o meu gosto musical porquê soa algo muito distante para mim, já que hoje em dia eu os ouço muito raramente, apreciando apenas algumas músicas deles. Há uns sete anos atrás eu me ofenderia pessoalmente só de pensar na possibilidade de alguém fazer isso.
Juntamente aos quinto colocados da lista, eu ouvia Guns N' Roses diariamente. E Deus, pensando agora, quantas lembranças! November Rain, Sweet Child o' mine, Don't Cry, Paradise City... Se eu algum dia fizer ou inventar uma coisa muito incrível que renda um filme em meu nome, por favor, uma dessas músicas tem que ser trilha sonora na parte que adapte a minha adolescência, porquê, na vida real, não tocava outra coisa não.

3 - Engenheiros do Hawaii
Por muito tempo, Engenheiros do Hawaii foi a banda que eu não gostava por nem sempre entender as letras. Vendo tudo literalmente, eu os considerava muito estranhos. "Descanso em paz depois dos comerciais? Hã?"
Quanto mais crescia, mais me afeiçoava à banda. Com músicas instigantes,  integrantes multi-instrumentistas e um vocalista que a cada vez que canta te faz errar a letra das músicas por aperfeiçoar os versos, não havia como continuar no hate por muito tempo. Hoje, nosso caso de amor é antigo. Passou, abalado, pela interrupção das atividades do Engenheiros, seguiu o Humberto por projetos como Pouca Vogal, lendo semanalmente o seu blog e continua firme e forte o amando na carreira solo, perdoando até à minha falta de dinheiro para comprar os livros que o Humberto lança todo ano. </veneno>
É uma influência pesadíssima que ouvi tanto que me lembro do meu dvd do acústico MTV quebrado (!!!!!) de tanto tocar. Sua ausência de peso, compensada pela acidez das letras me fascinava. Ainda espero uma reunião da banda (Por favor, Humberto).

2 - Black Sabbath
Não é qualquer estilo que nunca para de te dar a sensação de descoberta e o Rock me mostrou que era um desses quando eu achava saber tudo o que havia (impossível) sobre ele. 
Sendo o heavy metal um irmão mais novo do Rock, é claro que não demorou até que eu conhecesse melhor a família, e o Black Sabbath foi a banda que iniciou essa redescoberta. Me fazendo apreciar a fundo a sua sonoridade, com essa formação em particular.
Já falei aqui nesse blog sobre o meu carinho pelo álbum Heaven and Hell em uma postagem que com certeza compete com essa nas categorias fanboy e breguice, mas eu só queria reafirmar que a harmonia entre peso e melodia que o Black Sabbath possui no disco, assim como em algumas outras músicas da geração Dio, realmente me marcaram e redefiniram tudo aquilo que eu procurava no som de uma banda. Eu soo muito exagerado, eu sei. Mas a verdade é que assim como a banda, meu gosto musical renasceu com esse álbum.

1 - AC/DC
No primeiríssimo lugar, eu não poderia colocar outra banda que não o AC/DC. 
O conjunto australiano me apresentou e guiou por toda essa jornada. Back in Black foi a primeira música de Rock que ouvi, ponto final. É difícil falar sem parecer um fanboy, mas não sei o que mais me chamou atenção na banda: A voz do Brian, os solos do Angus, as letras libertinas que se rebelavam contra o sistema do jeitinho que a minha mente de adolescente queria e entendia, com sexo, questionamento de dogmas religiosos e um pouquinho de ironia.
It was a long way to the top, mas músicas como Highway to hell, The Jack, You Shook Me All Night Long e Hells Bells me levaram até lá.


Esse, incrivelmente, foi o post mais meloso desse blog. Mas, sei lá, quer saber o quanto algo significa para você? Escreva sobre isso. E a música, principalmente o Rock, é realmente algo muito importante para mim. Escrevendo esse texto eu relembrei alguns momentos bons, ruins, péssimos, nos quais não importasse como eu estava, os altos falantes estavam sempre estridentes e a música empolgante não dava espaço para pensar em nada que não "Keep on rocking". Mas agora que já destruí o pouco prestígio que tenho, quero ouvir de vocês, nos comentários: Quais as cinco bandas mais importantes para a sua "carreira"?

Stay in the cage e até a próxima, pessoal! FELIZ DIA DO ROCK.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La La Land - Crítica

Saudações Escapistas do meu Brasil! Eu tenho uma queda por musicais. Contar uma história usando a música como elemento me fascina de uma maneira que não consigo explicar. Acho que basta dizer que três, dos meus cinco filmes favoritos, são musicais. Acredito que o gênero tem uma maneira muito peculiar de desenvolver suas narrativas, fascinando e deslumbrando o telespectador a todo momento, o que acaba exigindo muito daqueles que o fazem. De diretor, a ator. Por isso, foi com muita alegria que recebi a ideia de La La Land - Cantando as estações, antes mesmo do filme ganhar (07) mais globos de ouro (SETE) do que qualquer outro filme (Seven) na história da premiação (siete). Sinopse: Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama

Descobertas da Semana #1

Saudações escapistas do meu Brasil! Uma semana acaba sendo muito tempo para alguém viciado em conteúdo de entretenimento, não é? A gente tenta - e falha lindamente - colocar as séries e a leitura em dia, ir assistir nos cinemas a estreia daquele filminho tão esperado e encontrar uma banda bem legal na internet para ouvir enquanto procrastinamos. Pensando nisso, resolvi criar essa série para postar aqui, não necessariamente semanalmente, pequenas indicações em cada seguimento do blog - séries, livros, música e filmes - do que eu for descobrindo por esse mundão aí à fora. Brace yourselves, post grande à frente . Série Bojack the Horseman - Netflix Considerando a quantidade de memes e citações que circulam sobre essa série na internet, o fato de que eu finalmente criei vergonha e assisti não exatamente classifica como uma descoberta, não é mesmo? No entanto, precisamos falar sobre BoJack. Precisamos . Sério. Muito . Criada pelo novato Raphael Bob-Waksberg, BoJack

Aleatoriedades Aleatórias: Amizades também podem ser abusivas

Saudações Escapistas do meu Brasil! Em algum lugar entre o Lakka com Oreo e a Netflix, fazer amizades está no Top cinco de melhores coisas do mundo. A vida social é uma grande parte da rotina de qualquer pessoa. Mesmo quem se isola do mundo para ver séries como eu, não consegue evitar se meter no meio de algum grupo e acabar conectando-se com alguém. Entretanto, o ser humano consegue estragar até as melhores coisas e algumas amizades acabam virando verdadeiros jogos de poder, tornando-se um relacionamento abusivo. Os relacionamentos abusivos são qualquer relação onde um mantenha controle sobre o outro, abusando-o moralmente. As pessoas geralmente só enxergam esse tipo de situação em casais nos quais um agride ao outro, mas a violência que a vitima de uma relação abusiva sofre vai além do físico, não significando necessariamente que quem não apanha não sofre; Os abusos também se dão por meio de ofensas, pressão psicológica, intimidação e ameaças verbais.  Qualquer