Pular para o conteúdo principal

Descobertas da Semana #1


Saudações escapistas do meu Brasil!
Uma semana acaba sendo muito tempo para alguém viciado em conteúdo de entretenimento, não é? A gente tenta - e falha lindamente - colocar as séries e a leitura em dia, ir assistir nos cinemas a estreia daquele filminho tão esperado e encontrar uma banda bem legal na internet para ouvir enquanto procrastinamos. Pensando nisso, resolvi criar essa série para postar aqui, não necessariamente semanalmente, pequenas indicações em cada seguimento do blog - séries, livros, música e filmes - do que eu for descobrindo por esse mundão aí à fora. Brace yourselves, post grande à frente.


Série
Bojack the Horseman - Netflix

Considerando a quantidade de memes e citações que circulam sobre essa série na internet, o fato de que eu finalmente criei vergonha e assisti não exatamente classifica como uma descoberta, não é mesmo? No entanto, precisamos falar sobre BoJack. Precisamos. Sério. Muito.

Criada pelo novato Raphael Bob-Waksberg, BoJack the Horseman é uma animação de comédia da Netflix que retrata a vida de um astro americano em decadência. Com a proposta de ser uma animação para adultos, a série que brinca com os bastidores do estilo de vida das celebridades, é na verdade, bem mais do que isso.  

Embora a ideia de "animação para adultos" não seja lá um conceito tão novo, Bojack the Horseman realmente traz a sensação de maturidade ao estilo. Seja no seu humor ácido, que pula de um lado para o outro lá em cima da linha onde o ofensivo e o politicamente correto se encontram ou na forma como a série usa os seus personagens híbridos de humanos e animais para criticar a sociedade, ilustrando e ironizando os lapsos da humanidade através dos bichos.

O roteiro passa firmeza. Embora norteado pela comédia, o seriado não é preguiçoso e recusa-se a ser refém do seu gênero, sabendo de forma refinada levar o assunto a sério quando se pede e carregando de forma corajosa o peso da própria proposta. Coisa rara hoje em dia

BoJack the Horseman possui três temporadas de 12 episódios cada e como se isso não gritasse "Maratona" alto o suficiente, a animação é muito imersiva e possui arcos seriais. Seria muito injusto dar uma nota menor do que 4 gaiolas. 

Ps: Não que eu tenha nada contra dublagem, mas, no áudio original o personagem Todd é dublado por Aaron Paul. 

Confira o trailer da série:


Livros
Error 404 - Não encontrado

Não li nada essa semana. Carinha triste. Eu adoraria vir aqui e por a culpa na semana de provas, coitada, que se aproxima tão sorrateiramente. Mas a verdade é bem mais triste: eu estou com preguiça de ler.
Na verdade, a falha não é só dessa semana: li pouquíssimo o ano inteiro. De janeiro até novembro, eu vergonhosamente, li um total de três livros. Tenho uma pilha gigante de não lidos na minha mesa, que só não é maior do que a minha tristeza em dizer isso.
No entanto, Dezembro se aproxima e com ele a minha maratona anual de Harry Potter. Reler a minha infância sempre fez bem à minha vida de leitor. #AgoraVai.

Música
Forever Still - Tied Down

Ultimamente, eu estou super dependente das indicações do Spotify. Quando o aplicativo me indica uma banda, eu já nem questiono. Seu algoritmo conhece o meu gosto musical muito bem. E mesmo que isso desobedeça a máxima do mundo do Heavy Metal, que diz que para se encontrar um metal precioso é necessário garimpar, algumas jóias tem cruzado o meu caminho.

É o caso da dinamarquesa, Forever Still. Uma banda que embora seja montada nos padrões já bastante utilizados por pesos pesados como o Evanescence, abriga uma certa ousadia no seu som carregado por sintetizadores. 

Criada em 2013, Forever Still possui três EP'S de curta circulação lançados, sendo Tied Down o álbum de estreia do grupo. O disco embora arrojado, é confortável. O Metal Alternativo da banda é tudo o que poderia ser: com guitarras ágeis e bateria pontual, não sendo nada além disso e ficando na zona de conforto de muitas bandas.  

No entanto, tem algo muito bom na forma crua como a banda cresce com o seu peso ao decorrer do debut, sem necessariamente exagerar na dose. O som é cru, embora melódico. Refinado, embora trate de uma sonoridade saturada. Algo nessa contradição realmente lembra o conceito apresentado no álbum, de algo preso,tentando se soltar. Há uma sonoridade muito boa a ser explorada aqui. 

Entretanto, é com a vocalista Maja Schonning que a banda encontra o seu diferencial. Maja tem uma extensão vocal um tanto difícil de classificar. A vocalista consegue ser versátil, quando não ousada, como poucas conseguem. De voz doce, berra quando a música pede, sussurra quando bem entende. Impedindo de forma performática que as músicas da banda caiam na monotonia, por isso, a Forever Still leva três gaiolas.

Confira:


Filmes
Animais Fantásticos e Onde Habitam


Essa semana eu voltarei à minha infância assistindo Animais Fantásticos e Onde Habitam, assim que conseguir ir ao cinema.  A crítica sairá aqui no Gaiola do Escapista muito em breve, prometo. Se você veio do futuro, clique aqui para ler. E se você veio do presente: Eu sei que listar um filme aqui e postar a crítica depois é roubar, mas é melhor roubar com um post novo, não é? 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La La Land - Crítica

Saudações Escapistas do meu Brasil! Eu tenho uma queda por musicais. Contar uma história usando a música como elemento me fascina de uma maneira que não consigo explicar. Acho que basta dizer que três, dos meus cinco filmes favoritos, são musicais. Acredito que o gênero tem uma maneira muito peculiar de desenvolver suas narrativas, fascinando e deslumbrando o telespectador a todo momento, o que acaba exigindo muito daqueles que o fazem. De diretor, a ator. Por isso, foi com muita alegria que recebi a ideia de La La Land - Cantando as estações, antes mesmo do filme ganhar (07) mais globos de ouro (SETE) do que qualquer outro filme (Seven) na história da premiação (siete). Sinopse: Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama

Aleatoriedades Aleatórias: Amizades também podem ser abusivas

Saudações Escapistas do meu Brasil! Em algum lugar entre o Lakka com Oreo e a Netflix, fazer amizades está no Top cinco de melhores coisas do mundo. A vida social é uma grande parte da rotina de qualquer pessoa. Mesmo quem se isola do mundo para ver séries como eu, não consegue evitar se meter no meio de algum grupo e acabar conectando-se com alguém. Entretanto, o ser humano consegue estragar até as melhores coisas e algumas amizades acabam virando verdadeiros jogos de poder, tornando-se um relacionamento abusivo. Os relacionamentos abusivos são qualquer relação onde um mantenha controle sobre o outro, abusando-o moralmente. As pessoas geralmente só enxergam esse tipo de situação em casais nos quais um agride ao outro, mas a violência que a vitima de uma relação abusiva sofre vai além do físico, não significando necessariamente que quem não apanha não sofre; Os abusos também se dão por meio de ofensas, pressão psicológica, intimidação e ameaças verbais.  Qualquer