Pular para o conteúdo principal

A importância de filmes como Moana



Saudações escapistas do meu Brasil!
Eu adoro uma polêmica. Vivo exclusivamente por aquele momento no qual alguém toca no assunto delicado da vez e o mundo explode em opiniões; Contrárias, favoráveis, enfim... O importante é discutir porque por mais que a gente queira, o mundo não é essa bolha onde todo mundo concorda com todo mundo, não é mesmo? No entanto, o que me deixa com raiva a ponto de virar o Hulk é quando as pessoas usam desse lindo poder de expressão que temos para disseminar e perpetuar preconceitos. 

É o que está acontecendo com Moana, a mais nova princesa da Disney. Uma mãe brasileira ganhou a internet após sugerir um boicote ao filme só porque, vejam bem, após assisti-lo com os seus filhos, detectou conceitos de religiões pagãs na história e na personagem, que é de uma tribo Polinésia. Para ela, não importa quantas mensagens de força, coragem e não aceitação de limites impostos por outros o filme passa - ele é terrível porque a personagem principal tem uma escolha religiosa diferente daquela que a mulher considera ideal. 

A polêmica foi logo no lançamento do filme, o que já faz algum tempo. Entretanto, só estou falando nisso agora porque eu queria ter a oportunidade de assistir para dar ao menos o beneficio da dúvida a tanto ódio. Pessoas que ainda tem fé na humanidade me add. Mas sinceramente, quanta bobagem... Claro que eu, pai de um gato apenas, não tenho nada a dizer sobre educação familiar ou sobre como as pessoas devem viver as suas vidas, mas o que me incomodou profundamente a ponto de escrever sobre isso, foi a ideia de que um filme, principalmente um filme infantil, deve ser boicotado porque mostra uma cultura diferente da nossa.

Percebe o peso dessa mensagem? É não só intolerância religiosa, como pura xenofobia: Culturas diferentes devem ser silenciadas. Caramba, logo aqui na América onde, pensando exatamente assim, outros países invadiram o nosso espaço, nos moldaram em seus conceitos culturais e diminuíram a nossa cultura a ponto de destruí-la quase inteiramente? 

Culturas importam, caros leitores. Não é a coisa mais legal descobrir que algo que você faz diariamente, alguém do outro lado do mundo também faz porém de forma totalmente diferente? Não é legal conversar com alguém de outro país e descobrir que fatos que para nós são corriqueiros, para outros são coisas inusitadas? Tudo isso é cultura, e eu realmente não acredito que vou recorrer a esse clichê, mas elas dizem quem somos e quem fomos. É a nossa expressão e a nossa história, e ela deve ser preservada. 

Filmes como Moana, Mulan ou até a Princesa e o Sapo são importantíssimos para que as crianças entendam que conviver com culturas diferentes não só é possível, como necessário. Podendo, inclusive, aprender com essas culturas. No filme, alguns conceitos Polinésios são ensinados de forma bem lúdica e básica, evitando comparação cultural. Essa educação é uma proposta muito bonita, que possibilita, por exemplo, que quando essas crianças cresçam não tentem boicotar um filme porque nele o feijão é colocado por cima do arroz.

Claro, acreditar que um filme infantil vai competir com mais de 500 anos de doutrinação e propaganda é ingenuidade, mas são a principal forma de não só para mostrar às crianças que culturas diferentes existem e que está tudo bem, mas pela questão da representatividade - Será que todo mundo no mundo é loiro do olho azul como a Cinderela ou a Elsa? Faz bem para o público se ver no seu herói e parte desse público descende de negros, chineses e polinésios, tendo a sua cultura como mais do que uma mitologia.

Então, caros leitores. Porque não aprender a nobre vocação da tolerância? A coisa mais bonita sobre esse mundo tão grande é a variedade que ele possui e mais cedo ou mais tarde, por mais enfiado no grupinho de pessoas iguais a você que você esteja, irá se deparar com essas divergências. O mundo é grande e nem todos são iguais - só agora e bem aos poucos, o cinema começa a compreender isso. Celebremos esse fato ao invés de condená-lo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La La Land - Crítica

Saudações Escapistas do meu Brasil! Eu tenho uma queda por musicais. Contar uma história usando a música como elemento me fascina de uma maneira que não consigo explicar. Acho que basta dizer que três, dos meus cinco filmes favoritos, são musicais. Acredito que o gênero tem uma maneira muito peculiar de desenvolver suas narrativas, fascinando e deslumbrando o telespectador a todo momento, o que acaba exigindo muito daqueles que o fazem. De diretor, a ator. Por isso, foi com muita alegria que recebi a ideia de La La Land - Cantando as estações, antes mesmo do filme ganhar (07) mais globos de ouro (SETE) do que qualquer outro filme (Seven) na história da premiação (siete). Sinopse: Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama

Descobertas da Semana #1

Saudações escapistas do meu Brasil! Uma semana acaba sendo muito tempo para alguém viciado em conteúdo de entretenimento, não é? A gente tenta - e falha lindamente - colocar as séries e a leitura em dia, ir assistir nos cinemas a estreia daquele filminho tão esperado e encontrar uma banda bem legal na internet para ouvir enquanto procrastinamos. Pensando nisso, resolvi criar essa série para postar aqui, não necessariamente semanalmente, pequenas indicações em cada seguimento do blog - séries, livros, música e filmes - do que eu for descobrindo por esse mundão aí à fora. Brace yourselves, post grande à frente . Série Bojack the Horseman - Netflix Considerando a quantidade de memes e citações que circulam sobre essa série na internet, o fato de que eu finalmente criei vergonha e assisti não exatamente classifica como uma descoberta, não é mesmo? No entanto, precisamos falar sobre BoJack. Precisamos . Sério. Muito . Criada pelo novato Raphael Bob-Waksberg, BoJack

Aleatoriedades Aleatórias: Amizades também podem ser abusivas

Saudações Escapistas do meu Brasil! Em algum lugar entre o Lakka com Oreo e a Netflix, fazer amizades está no Top cinco de melhores coisas do mundo. A vida social é uma grande parte da rotina de qualquer pessoa. Mesmo quem se isola do mundo para ver séries como eu, não consegue evitar se meter no meio de algum grupo e acabar conectando-se com alguém. Entretanto, o ser humano consegue estragar até as melhores coisas e algumas amizades acabam virando verdadeiros jogos de poder, tornando-se um relacionamento abusivo. Os relacionamentos abusivos são qualquer relação onde um mantenha controle sobre o outro, abusando-o moralmente. As pessoas geralmente só enxergam esse tipo de situação em casais nos quais um agride ao outro, mas a violência que a vitima de uma relação abusiva sofre vai além do físico, não significando necessariamente que quem não apanha não sofre; Os abusos também se dão por meio de ofensas, pressão psicológica, intimidação e ameaças verbais.  Qualquer